©2018 by Direito Teoria e Prática. 

©2019 by Direito Teoria e Prática todos os direitos reservados http://www.direitoteoriaepratica.com.br

Como se comportar na audiência trabalhista.

Atualizado: Jan 16


O comportamento humano é chave de sua convivência e também de sua sobrevivência. Envolve inúmeros aspectos de sua personalidade, abrangendo o grau de escolaridade, o temperamento, a religião, a vestimenta, estado de saúde e emocional, dentre outros.

A audiência judicial, seja trabalhista ou em qualquer outra esfera, reflete elevado grau de desenvolvimento civilizatório, e particularmente considero como auge da demonstração de humanidade e civilidade do indivíduo que renúncia a própria força para se submeter a um sistema racional de julgamento realizado por outra pessoa.

Assim na audiência o indivíduo demonstra todo o seu grau de educação, bom senso e adequação ao sistema civilizado e respeito aos direitos humanos que é oposto à barbárie da solução de litígios com fundamento na própria força física, o que inibe a formação de qualquer grau de sociabilidade.

É muito importante saber o que falar, como falar e quando falar, mas também é relevante o tom de voz, a vestimenta e a empatia com os demais participantes da audiência, devendo saber o que cada um busca com a audiência.

As partes buscam seus direitos, os advogados a comprovação de tais direitos e o magistrado a busca da verdade e solução do litígio. Isto pauta o comportamento de cada um dos participantes.

Refletindo a este respeito, fizemos um vídeo com sucintas orientações para partes, testemunhas e advogados a respeito do comportamento que recomendado durante uma audiência (clique aqui a assista). Na realidade ao final do vídeo verificamos que deveríamos dedicar mais tempo às instruções aos advogados e fizemos outro vídeo destinado apenas a estes profissionais (clique aqui e assista). Na verdade, um vídeo complementa o outro.

Grande abraço a todos.

Acesse mais artigos como este em Direito Teoria e Prática. Clique aqui.

Acesse Curso de audiência trabalhista. Clique aqui.

Acesse Curso de execução trabalhista. Clique aqui.

Baixe e-Book "Fundamentos Jurídicos das Audiências Trabalhistas" - Clique aqui.

Baixe e-Book "Peças Processuais da Execução Trabalhista" - Clique aqui.

*Glauco Bresciani Silva - Juiz do Trabalho do TRT da 2ª Região. Especialista em Filosofia do Direito pela PUC/MG. Harvard University Certificate in Course Justice. Palestrante da Escola Judicial do TRT da 2ª Região. Professor de cursos preparatórios para concursos públicos, Exame da OAB e pós-graduação. Colaborador do site http://www.direitoteoriaepratica.com.br.

14 visualizações